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Técnico em Contabilidade

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01 – MÓDULO I – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

02 – MÓDULO I – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

03 – MÓDULO I – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

O ambiente organizacional. Estrutura organizacional. Gestão de pessoas: o papel das pessoas nas empresas. A função do planejamento nas empresas. Diferenças entre os níveis de planejamento. Aspectos conceituais de empreendedorismo. Características dos empreendedores e desenvolvimento de negócios. Questões contemporâneas da gestão organizacional.

04 – MÓDULO I – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Sistemas. Empresa como sistema. Sistemas administrativos: análise e planejamento. Técnicas e instrumentos de análise. Análise crítica e inovação. Avaliação de sistemas. Interface entre trabalho do analista de organização e métodos. Estruturas organizacionais. Normalização e Elaboração de Normas e Manuais.

05 – MÓDULO I – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – -EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

06 – MÓDULO I – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Introdução. Princípios Constitucionais do Direito do Trabalho. Elementos da Relação Empregatícia. Contrato de Trabalho. Férias e outros afastamentos. Remuneração. Aviso Prévio. Justa Causa. FGTS. Proteção do trabalho do menor, da mulher e do trabalhador rural. Direito coletivo do trabalho. A Justiça Trabalhista.

07 – MÓDULO II – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Abordagem das relações interpessoais nas organizações, abrangendo as relações humanas como teoria, no trabalho e entre grupos. Comunicações, liderança e dinâmicas interpessoais.

08 – MÓDULO II – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – DEPARTAMENTO PESSOAL

Departamento Pessoal é um setor da empresa que atua com tarefas mais burocráticas desde o processo de contratação do funcionário, o pagamento dos salários, licença médica, 13º salário e tudo ligado a cálculos trabalhistas, até o desligamento e rescisão contratual dos funcionários. Esse setor é mais comum em empresas de grande porte. Em outras instituições é comum que as atividades de RH e Departamento Pessoal sejam desempenhadas por um único setor.

09 – MÓDULO II – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇOES CONTÁBEIS

A Análise das Demonstrações Contábeis tem como principal objetivo oferecer um diagnóstico da real situação patrimonial, econômica e financeira da empresa analisada. As técnicas de análise mais comuns são: vertical (de Estrutura), horizontal (de Evolução)

10 – MÓDULO II – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A Administração Financeira e Orçamentária é a disciplina que estuda a atividade financeira do Estado. As finanças do Estado estão diretamente ligadas a um instrumento chamado Orçamento Público, que é o compromisso do governante com a sociedade para a execução de políticas públicas.

11 – MÓDULO II – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – GESTÃO DE CUSTOS

A contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial; terminologia contábil básica; princípios contábeis aplicados a custos; algumas classificações e nomenclaturas de custos; custeio por absorção; critérios de rateio dos custos indiretos; materiais diretos; mão-de-obra direta.

12 – MÓDULO III – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – FUNDAMENTOS CONTÁBEIS

Fundamentos de Contabilidade: O Balanço Patrimonial .O primeiro objetivo é explicar o formato e a estrutura de um Balanço Patrimonial. Para entender os relatórios contábeis e financeiros, é necessário que você esteja familiarizado com o Balanço Patrimonial que toda empresa possui.

13 – MÓDULO III – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – MATEMÁTICA FINANCEIRA

Matemática financeira é uma área de aplicação prática da matemática, que consiste em cálculos direcionados à melhor organização e ao maior controle do dinheiro. Mais do que uma ciência, é uma ferramenta bastante útil no dia a dia, tanto para cuidar das contas pessoais quanto daquelas que pertencem a uma empresa.

14 – MÓDULO III – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – -CONTROLADORIA

Controladoria faz parte da área de Ciências Contábeis e é responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa. Pode ser considerada uma “evolução” da Contabilidade, pois além das questões contábeis e econômicas, trabalha continuamente a administração da empresa como um todo.

15 – MÓDULO III – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – – PRÁTICAS BANCÁRIAS

roporcionar conhecimentos que visem o domínio de competências básicas como organização pessoal e profissional, comunicação oral e escrita, leitura e operação de cálculos, transmitir informações pertinentes ao universo bancários, comunicar-se adequadamente demonstrando sesso de organização, descrição e ética, desenvolver a capacidades de relacionamento interpessoal.

16 – MÓDULO III – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – -CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

Princípios Fundamentais de Contabilidade: revisão. Avaliação de investimentos: Temporários e Permanentes. Ativo Permanente: Conceito, Avaliação, Classificação, Equivalência Patrimonial e Reavaliação. Depreciação, Amortização e Exaustão. Resultado de Exercícios Futuros. Patrimônio Líquido: Configurações do Capital, Reservas, Lucros Acumulados e Ajustes de Exercícios Anteriores. Correção Monetária de Balanço: Introdução.

17 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – TEORIAS CONTÁBEIS

Objetivos e metodologia da contabilidade. A estrutura conceitual da contabilidade. Ativo e Passivo: Natureza e avaliação. Resultado – receita, despesa, perda e ganho: natureza, mensuração e regime de reconhecimento. Patrimônio Líquido: natureza, classificação das mutações, abordagens conceituais. Análise crítica dos Princípios Fundamentais de Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

18 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – -CONTABILIDADE PÚBLICA

A Contabilidade Pública é uma área que permite manter o controle do patrimônio público. Ela diz respeito à administração direta e indireta, incluindo órgãos do governo, empresas públicas, sociedades de economia mista, agências regulamentadoras, autarquias e fundações.

19 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – ESCRITA FISCAL E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Entende-se por legislação fiscal o conjunto de normas relativas à tributação. No Brasil, este conjunto compreende, além das demais normas, as leis relativas a cada regime tributário.

20 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, Desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Autoavaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

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